
A Arte da Política Econômica
ISBN: 9786587518503
Por: História Real | Autor: Vescovi, Ana Paula; Fraga, Arminio; Appy, Bernard; Costin, Claudia; Schmidt, Cristiane; Bacha, Edmar; Guardia, Eduardo; Guimarães, Eduardo; Landau, Elena; Franco, Gustavo; Loyola, Gustavo; Goldfajn, Ilan; Monteiro, Joana; Camargo, José Márcio; Assunção, Juliano; Nóbrega, Maílson da; Moreira, Marcílio Marques; Lisboa, Marcos; Marques, Maria Silvia Bastos; Portugal, Murilo; Hartung, Paulo; Tafner, Paulo; Parente, Pedro; Arida, Persio; Rios, Sandra; Werlang, Sérgio; Barros, Ricardo Paes de; Abrão, Ana Carla | Edição: 1
Grandes economistas revelam bastidores da política econômica e de sua formulação
Com o fim da ditadura militar, um grupo de jovens economistas formado nas melhores universidades do Brasil e do exterior assumiu um papel de protagonismo na elaboração das políticas públicas no mais alto escalão do Estado brasileiro. Inicialmente, o foco desses estudiosos da nossa realidade foi o combate à hiperinflação. Com a estabilização da moeda, sucessivas gerações de talentosos economistas se voltaram ao combate da desigualdade, à modernização, ao aumento da produtividade dos setores público e privado, e também a outros temas vitais para a realização do sonho de uma nação mais justa, próspera e dinâmica. A Arte da Política Econômica é o relato pessoal e singular de trinta desses profissionais que ajudaram a formular algumas das reformas mais impactantes da nossa história moderna.
Com organização de José Augusto C. Fernandes, os depoimentos reunidos no e-book foram dados ao podcast A arte da política econômica, uma iniciativa do Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças. Em seu prefácio, Edmar Bacha, um dos idealizadores e atual diretor da Casa das Garças, atesta os imensos desafios que os participantes do projeto enfrentaram em suas trajetórias no serviço público: “Num governo democrático não basta ser modesto e competente. É preciso saber unir a técnica à política. Entender os meandros do poder e avaliar os limites do possível. Assumir liderança, mas principalmente negociar. Persuadir sem impor. Formar equipes competentes e solidárias. Recuar quando preciso, avançar quando se abrem as janelas de oportunidade. Defender os ganhos obtidos com tanto empenho quanto na busca de novos ganhos. Aceitar que no governo o ótimo é, com frequência, inimigo do bom. Exercer, enfim, A Arte da Política Econômica.” O livro conta com prefácio de Edmar Bacha e posfácio de Pedro Malan.